• CINA

    CINA
    Centro Infantil Nova Aurora

Quem Somos

O Centro Infantil Nova Aurora (CINA) é um dos equipamentos da IPSS ANARP, que pensa no processo educativo e no processo de ensino-aprendizagem como um todo sistémico e cujo projeto educativo se alicerça na continuidade e intencionalidade educativa que a equipa assume nas respostas sociais de Creche e CATL e na resposta educativa de Pré-Escolar.

Privilegiamos uma ação dinâmica e reflexiva centrada na criança uma vez que ela é o motor para o seu desenvolvimento cognitivo, social, cultural, físico e emocional.


Apresentação CINA

Missão

O Centro Infantil Nova Aurora tem como missão assegurar, com qualidade pedagógica, a satisfação das necessidades básicas da criança assim como criar um ambiente particularmente rico em oportunidades de aprendizagem.

Promovemos uma educação focada no potencial que há em cada indivíduo como sujeito ativo que influencia e é influenciado pela sua ação e pelo meio envolvente, de modo a torná-lo um ser mais informado, consciente, sensível e capaz.

Para criar as condições mais favoráveis para promover o desenvolvimento integral e integrado de cada criança, reconhecendo-lhe a sua identidade e também o grupo em que este está inserido como unidade de socialização e aprendizagem, fundamentamos a nossa ação em três pilares fundadores:


Segurança

Pressupões a criação de um ambiente securizante ao nível físico, emocional, afetivo, cognitivo e social

Afetividade

Princípio de que cada criança é única e que a sua integração no grupo resulta, antes de mais, da compreensão das suas necessidades, dificuldades e competências individuais e de uma atitude por parte do adulto de disponibilidade para a escutar, compreender e acarinhar

Responsabilidade

Considera a necessidade do reconhecimento por parte da criança de um conjunto de regras e rotinas que precisam de ser respeitadas para que o seu crescimento e integração pessoal e social se processem de forma harmoniosa, de modo a tornar-se uma pessoa responsável, confiante e equilibrada


  • Objetivos

    Os espaços interiores foram pensados para se adaptarem às crianças e às atividades e aprendizagens que neles serão desenvolvidas.

    Estamos convencidos que a organização do espaço e do tempo desempenham um papel crucial no sucesso educativo que pretendemos alcançar.

    Para que uma criança brinque em segurança, aprenda com alegria, cresça com tranquilidade, o espaço onde ela se movimenta deve ser livre de obstáculos, confortável, iluminado, arejado, termicamente controlado, agradável, pedagogicamente estimulante para que nele se possa viver plenamente e sonhar!

    Valorizamos a capacidade lúdica da infância como motor para o desenvolvimento.


  • Resposta Social de C.A.T.L.

    ATL

    No CATL damos continuidade ao trabalho iniciado nas outras respostas sociais, de modo a que cada criança possa explorar todo o seu potencial, construindo o seu percurso e o seu desenvolvimento através da consolidação de competências de saber- fazer, saber-estar e do saber-ser que lhe proporcione um percurso pessoal e escolar gratificante através da dinamização de atividades lúdico-pedagógicas.

    Construímos “ferramentas” de aprendizagem que permitam o respeito e o reconhecimento de cada criança enquanto pessoa ativa e participativa na sociedade, de forma a adquirir um sentido significativo que vá muito além da teoria.

    Não descuidamos que valores como o rigor, o método, o trabalho, a disciplina, a exigência, a empatia, a responsabilidade constantemente incutidos pelos agentes educativos, sejam assimilados pela criança de uma forma consciente.


  • Resposta Social de Creche

    ATL

    Na creche pretendemos desenvolver alguns objetivos, tais como:

    Garantir a satisfação das necessidades básicas das crianças, nomeadamente, alimentação (diferenciada de acordo com as necessidades e a respetiva idade de cada uma), higiene, saúde, segurança, lazer, momentos de repouso e aprendizagens diferenciadas.

    Estimular o desenvolvimento integral de cada criança, através de diferentes contextos educativos que lhe são proporcionados na rotina diária.

    Promover a sua inserção no grupo, estimulando as relações afetivas com os pares, com os adultos e reforçando a interação com a família, investindo na cooperação entre agentes enriquecendo o processo ensino-aprendizagem.

    Asseguramos ainda, nos momentos de acolhimento no início e no final do dia, atividades diferenciadas das restantes por nós desenvolvidas, integradas na Componente de Animação de Apoio à Família.


  • Resposta Educativa de Pré-Escolar

    ATL

    No Pré- Escolar damos continuidade aos objetivos que foram abordados na creche, dando-lhes uma maior amplitude e articulando as nossas intenções pedagógicas com os objetivos mencionados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

    Pretendemos que as crianças se sintam seguras, amadas e felizes, investindo na criação de um ambiente propício à descoberta, à exploração e ao desenvolvimento pessoal e social.

    Propomo-nos durante esses três anos (dos 3 aos 6 anos) proporcionar atividades que assumam oportunidades de aprendizagem em que as crianças estejam em interação com variadas ofertas lúdicas e educativas.

    O espaço educativo é organizado em diferentes áreas de interesse como Área do Jogo Simbólico (casinha), Área da Biblioteca (leitura), Área da Expressão Plástica, Área dos Jogos e das Construções, Área das Ciências e Área das Tecnologias que podem e devem ser alteradas ao longo do ano criando novas motivações no grupo.

    De acordo com as orientações do Ministério de Educação e Ciência na Resposta Educativa de Pré-Escolar há o cumprimento de 5 horas diárias de componente letiva (das 9h às 12h e das 14h às 16h) na qual a educadora trabalha diretamente com o grupo promovendo e desenvolvendo uma planificação intencional, contínua e articulada.

    Assim, e de modo a assegurar o cumprimento das 5 horas de componente letiva nesta resposta social, optamos por não incluir o momento do sono.


  • Atividades Extra Curriculares

    O CINA possui um conjunto de atividades extra curriculares através de uma parceria com a empresa Qieduka que apoiam e ajudam a desenvolver nas crianças outras competências e conhecimentos que devidamente integrados nos permitem apoiar a criança no seu desenvolvimento numa abordagem holística.

    Trata-se de atividades opcionais, cujo custo será suportado pelas famílias e são elas: Inglês, Música, Karaté, Yoga, Físico Desportiva, Ballet, Xadrez e Dança (cf. tabela de preços).


  • Transporte

    A ANARP possui duas carrinhas especializadas em transporte de crianças.

    Na resposta social de CATL o Centro Infantil Nova Aurora dispõe de serviço de transporte para a Escola Básica de 1o Ciclo de Miosótis e para a Escola Básica de 2o e 3o Ciclo de Pêro Vaz de Caminha, tendo este serviço um custo anual que será dividido por 10 prestações mensais (correspondentes aos 10 meses de período letivo – cf. tabela de preços).