• Slide1

    Fórum Sócio-Ocupacional

Missão e Objectivos

O Fórum Sócio-Ocupacional tem como missão apoiar a pessoa com experiência de doença mental a ultrapassar as limitações causadas pela sua doença, de forma a atingir um nível de funcionalidade que promova a sua efetiva inclusão social. Desta forma, todos os serviços são orientados pelos valores e princípios mais atuais da Reabilitação Psicossocial: opção de escolha, envolvimento ativo do indivíduo e das pessoas significativas no processo de recovery, crença no potencial de recuperação e personalização do processo de acordo com as necessidades, interesses e objetivos da pessoa. O Fórum Sócio-Ocupacional procura, ainda, ter um papel ativo no aumento da literacia na saúde mental e no combate ao estigma.

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª feira, entre as 09h e as 17:30h


Intervenção

O Fórum Sócio-Ocupacional Nova Aurora presta serviços personalizados e integrados que permitem responder às necessidades específicas de cada pessoa, mediante uma avaliação psicossocial. Os serviços são disponibilizados em formato individual e em grupo e baseiam-se na evidência clínica e científica mais recente. Estes serviços são disponibilizados por uma equipa de técnicos especializados e com vasta formação na área da reabilitação psicossocial (psicologia, serviço social e terapia ocupacional) e complementados por profissionais das áreas do desporto, reabilitação física e artes.


  • Acompanhamento Terapêutico

    ATL

    Pretende o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, familiares e profissionais, com vista à valorização das potencialidades individuais de cada utente.

    O acompanhamento individual é prestado por um técnico de referência, responsável pela gestão e organização do processo e articulação com todas as partes envolvidas (utente, familiares/cuidadores, outros profissionais de saúde, profissionais da área social, entre outros). Este acompanhamento terapêutico é sustentado num plano individual de reabilitação, que estrutura a intervenção terapêutica, com vista ao desenvolvimento de várias competências e a estreita articulação e coordenação de vários recursos comunitários.

    As atividades de reabilitação em grupo consistem num conjunto de programas que, de forma flexível, personalizada, progressiva e participada, permite o desenvolvimento de competências de base e/ou mais específicas, no sentido de potenciar as oportunidades de participação e inserção social dos utentes.
    São estimuladas capacidades neurocognitivas e de cognição social, de autoconhecimento e gestão da doença, de desenvolvimento de atividades de vida diária e de promoção do empowerment e autodeterminação. Procura-se, também, a promoção de estilos de vida saudáveis, através da disponibilização de atividades desportivas e artísticas.


  • Apoio Familiar

    ATL

    Este serviço é disponibilizado a famílias e/ou cuidadores, individualmente ou em grupo, de forma integrada com a intervenção desenvolvida com o utente.

    O apoio individual pretende dotar a família e/ou cuidadores de um conjunto de competências que lhes permitam responder a necessidades específicas da sua dinâmica familiar, facilitando o equilíbrio e a resolução de problemas.

    O grupo psicoeducativo multifamiliar, com periodicidade mensal, pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos e experiências entre familiares e/ou cuidadores de pessoas com experiência de doença mental, no sentido de aliviar a sobrecarga emocional e potenciar a aprendizagem. Para alcançar estes objetivos, procura-se desenvolver a relação entre as famílias e ajustar o funcionamento do grupo, em cada momento, às suas necessidades e possibilidades, no sentido de se criarem mecanismos de suporte mútuo, oportunidades para aumentar o conhecimento sobre a doença e tudo que com ela direta ou indiretamente está relacionado e de desenvolver competências de gestão, nomeadamente de comunicação, resolução de problemas, intervenção na crise, entre outras.


  • Qualificação e Emprego

    ATL Este serviço pretende um acompanhamento integrado de cada indivíduo com experiência de doença mental em:
    • formação profissional
      Apoiamos os utentes no processo de procura, escolha, inscrição e frequência de ações de formação profissional, articulando com as diversas entidades envolvidas (IEFP, entidades formadoras, etc).

    • qualificação escolar
      Desenvolvemos processos de informação e orientação dos utentes, com vista ao seu encaminhamento para ofertas de educação adequadas ao seu projeto de vida. Estas podem incluir aumento da escolaridade pelo ensino regular ou profissional; reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais e/ou escolares ou regresso aos estudos (obrigatório ou superior).

    • formação em contexto de trabalho
      Estabelecemos protocolos com entidades/organizações de modo a proporcionar aos nossos utentes experiências em contexto profissional que visam a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a sua integração profissional.

    • emprego
      Acompanhamos o projeto de emprego dos nossos utentes, nas suas diversas etapas (escolha, procura, candidatura, integração e manutenção do emprego). Sensibilizamos, também, as entidades empregadoras para a existência e/ou benefícios do recurso às medidas de apoio ao emprego (privadas ou do Estado) como uma mais-valia para a integração de pessoas com experiência de doença mental.

    Este trabalho é desenvolvido individualmente, em acompanhamento de periodicidade variável, mediante as necessidades de definição de projeto e desenvolvimento de estratégias de intervenção e em grupo, através da dinamização de atividades de discussão do projeto, dificuldades e desafios do processo de integração. Para o sucesso deste trabalho é fomentada uma articulação constante com as diversas entidades envolvidas, assim como de outras respostas comunitárias, complementares a todo o processo.


  • Projetos

    ATL

    A criação de projetos que visem a integração dos utentes acompanhados no Fórum Sócio-Ocupacional tem como objetivo a conquista de autonomia, a recuperação de dignidade social, a criação de laços sociais, o aumento do leque de experiências culturais vivenciadas, a criação de rotinas organizadas em torno de momentos positivos de socialização e aprendizagem e o aumento de qualificações escolares e/ou profissionais.

    Jardim Terapêutico da ANARP – financiado pelo programa Bairro Feliz, do Pingo Doce. Alicerçado na crença de que o contacto com a natureza e as atividades ao ar livre são importantes para a reabilitação e bem-estar das pessoas com doença mental, este projeto tem como objetivo criar um espaço de cultivo e lazer. Pretende-se promover a literacia nas áreas de agricultura biológica, desenvolver o sentido de autoeficácia e de utilidade, estimular a interação e o convívio entre os vários intervenientes no projeto e promover a atividade física, assim como contribuir para a melhoria do ambiente e promover a aquisição de competências transversais a uma integração psicossocial, como o treino de autonomia.


  • Protocolos e Parcerias

    O Fórum Sócio-Ocupacional procura o contínuo estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais e a promoção do trabalho em rede, assegurando respostas articuladas nas áreas da Saúde, Social e Académica e potenciando os recursos existentes na comunidade.

    LogoESELogoMontePedralLogo CLSMLogoUCPLogoFnerdmLogoCSFParanhosLogoFADEUPLogoMundoASorrirLogoOculosParaTodosLogoRedeSocialdoPortoLogoULPLogo CespuLogoRightChallengeLogoUFPLogoDomusSocialLogo ACESLogo 30 por uma linha


ADMISSÕES

O Fórum Sócio-Ocupacional presta apoio a pessoas adultas com diagnóstico de doença mental grave, clinicamente estabilizadas, sem consumos de álcool ou drogas nos últimos 3 anos e sem défices cognitivos graves.

Para efetuar a inscrição nos nossos serviços pode contactar-nos pelas seguintes vias:

E-mail: equipacr.anarp@gmail.com

Telefone: 925335335